O avaliador olfativo é um profissional que faz parte da cadeia criativa de perfumes, cosméticos, produtos de limpeza e tantos outros itens que envolvem milhares de matérias-primas para o desenvolvimento de fragrâncias. Quem não tem recordações ao sentir o cheiro de roupa limpa, de carro novo ou um bom perfume? Gerar essas sensações olfativas é parte da responsabilidade de um avaliador olfativo, profissão pouco conhecida, porém, em um mercado promissor.
“O avaliador olfativo é um profissional muito demandado pelo mercado e nossos alunos trazem uma bagagem educacional única para desenvolver esta carreira, podendo atuar em diversas áreas nas empresas do setor, tais como as indústrias de fragrâncias, fabricantes de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, e também no próprio varejo”, explica Renata Ashcar, especialista em perfumes, autora de livros relacionados ao tema e coordenadora do Curso de Avaliação Olfativa para Pessoas com Deficiência Visual.
O curso é pioneiro no país e possui metodologia única e capacitação para um setor em expansão. O Brasil é o primeiro mercado mundial em consumo de perfumes, ocupando o posto há mais de três anos, segundo dados do Euromonitor.
O Projeto Visão de Amor, parceria entre a Fundação Dorina Nowill para Cegos e a empresária Tania Bulhões, promove este curso para grupos de jovens cegos ou com baixa visão que poderão atuar em um setor em que o Brasil se destaca.
Os formandos do ano passado, por exemplo, desenvolveram uma fragrância para ambiente que será usada em Difusor de ambiente e Incenso. Dando continuidade a Linha Amor, criada pelos primeiros formandos e cujo produto foi um perfume feminino, a ideia da segunda turma foi desenvolver uma fragrância capaz de transmitir o amor em todas as formas. Para eles, este sentimento se inicia dentro de casa. Este é o primeiro lugar onde as pessoas aprendem sobre o amor e esta foi a inspiração para o projeto final.
O tema para a criação foi uma flor considerada o símbolo do amor, a Flor de Cerejeira ou Sakura, como é conhecida em japonês. No Japão, as moças enfeitavam os cabelos com um galho da flor ou decoravam o quintal de suas casas com as flores para mostrar que estavam em busca de um amor. Suas flores delicadas são relacionadas a uma metáfora para a própria vida, luminosa e bela, embora efêmera e transitória, comparando-a com a brevidade da nossa própria existência.
As flores de cerejeira estão se tornando cada vez mais populares no Brasil, onde já se comemoram os Festivais de Hanami, “Cerejeira em Flor”, que acontecem nos meses de julho e agosto.
Os produtos estão à venda no Dona Dorina Outlet Multimarcas e na loja Tania Bulhões e o valor arrecadado é revertido para a formação de novas turmas.
O curso tem conteúdo pedagógico de Renata Ashcar em conjunto com as principais empresas da área e que, ao final do curso, acolhem os alunos habilitados para um estágio complementar. O cronograma proporcionará que os alunos tenham maior contato possível com o mundo da perfumaria. Entre os tópicos de estudo estão a Linguagem olfativa, Avaliação sensorial, História da perfumaria, Marketing e dicas para o mercado de trabalho, distribuídos em aulas práticas e teóricas. Os alunos aprendem a identificar matérias primas naturais e sintéticas, acordes, notas e famílias olfativas, além de serem expostos aos clássicos e lançamentos da perfumaria internacional e nacional.
(Fonte: Vida mais livre)