Tamanho do texto

+
A
--

Derek Rabelo tira muita onda além da visão

É noite e o espaço reservado para a hora da merenda das crianças de uma escola na praia de Pipeline, no Havaí, onde acontece a última etapa do Mundial, está cheia de gente para acompanhar um filme sobre um surfista brasileiro.

Gabriel Medina? Mineirinho? Carlos Burle? Não. Trata-se de Derek Rabelo, 22 anos, um capixaba que nasceu cego e hoje divulga o seu documentário, "Além da visão", por diversas partes do mundo. O filme conta a história do surfista e você pode conferir o trailer no final deste artigo.

"O surfe me traz uma adrenalina constante e me faz sentir a vida. É uma sensação de perigo e prazer que só quem surfa sabe o que é", disse.

Rabelo surfa sempre com alguém do seu lado. Apesar de sempre contar com a ajuda de outro surfista, ele mesmo diz ter a percepção de saber quando e para que lado a onda está quebrando.

Hoje, além do surfe, gosta também de andar de skate. Já fez tow-in, onde o surfista é rebocado por um jet-ski para pegar um grande onda, e até saltou de paraquedas.

O pai de Derek, Ernesto, é o grande incentivador. Sempre sonhou em ter um filho surfista. "Minha família é fundamental para mim. Sempre me apoiaram no esporte", conta.

O nome Derek, aliás, é uma homenagem a Derek Ho, 50 anos, primeiro surfista havaiano a conquistar o Mundial da modalidade, em 1993.

No Havaí, o brasileiro é reconhecido nas praias pelos demais surfistas. Enquanto se prepara para cair no mar, é "hi, Derek" para cá e outro "hi, Derek" para lá. É a quarta vez do capixaba na praia de Pipeline, que é considerada a "meca" do esporte.

"Com Derek, aprendemos que devemos fazer mais e reclamar menos. Onde ele for, ele será respeitado pela coragem que tem", disse a estudante Kelly Wishner, 22 anos.

O tratamento especial faz o capixaba se sentir em seu lar. Foi exatamente no Havaí que Rabelo realizou a sua primeira viagem para surfar.

"Eu amo o Havaí. Exibir o meu filme aqui, de frente para a praia de Pipeline, foi uma honra. Aqui eu estou em casa", afirmou.

Confira o trailer de "Além da visão":

 

(Fonte: O Tempo)

Prev Next

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)