Saúde Visual já mostrou aqui o destaque recebido pelo óculos que o playboy milionário Tony Stark, popularmente conhecido como Homem de Ferro, usa nos filmes da franquia. E são vários modelos.
Originada do termo francês merchand, a palavra inglesa merchandiser significa "negociante". O merchandising como hoje é conhecido surgiu como parte do próprio conceito de marketing que envolve qualquer técnica, ação ou material promocional usado para proporcionar melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.
No cinema, geralmente isto é feito de forma sutil, quase imperceptível. O agente 007, por exemplo, divulga marcas quando dirige um Aston Martin, consulta um relógio Omega ou pede um Martini com vodka.
Até para combater o crime, portanto, é preciso bom gosto e óculos de qualidade. E este binômio ‘óculos-combate ao crime’ tem sua marca registrada: Clark Kent, o Superman. O novo filme da franquia, Homem de Aço, arrecadou US$ 170 milhões (o equivalente a R$ 362 milhões) apenas em contratos para licenciamentos de produtos, informou o jornal britânico The Independent.
A arrecadação com licenciamentos já cobriu três quartos do custo de produção de US$ 225 milhões (R$ 479 milhões) e, dentre os quase 100 parceiros promocionais confirmados e seus respectivos produtos licenciados, entre muitos outros que aparecem no filme em super mensagens subliminares de consumo, está, claro, uma coleção de óculos do Clark. Que, vamos combinar, é uma peça importantíssima já que, graças aos óculos, ninguém percebe que o repórter atrapalhado é o indestrutível Azulão, que este ano completa 75 anos de criação.
Muitos fãs questionaram o fato de um herói de vida limpa e alma pura ser associado a produtos como um super cheeseburger com bacon, como aparece no filme. Mas os tempos são outros e a verdade é que a única coisa verde da qual o Superman foge é a Kriptonita, seu ponto fraco. Já as cédulas verdinhas de dólares são (também) o seu ponto forte.
(Fonte: The Independent)