Tamanho do texto

+
A
--

Oculolinctus causa terror no Japão. E não é um monstro

Adolescente adora lançar moda. O Japão também. Agora imagine, então, juntando os dois, o que teremos. Teremos o oculolinctus. Não, não é um monstro japonês que está destruindo Tóquio, mas uma espécie de fetiche sexual. Não ri que é sério.

Autoridades escolares japonesas foram surpreendidas pelo aumento de casos de clamídia e conjuntivite ocular em adolescentes. A razão para o aumento destas doenças é um estranho comportamento de adolescentes japoneses, o tal do oculolinctus. Esta prática incomum consiste em lamber os olhos do parceiro. Isso mesmo: lamber os olhos do parceiro (ou parceira).

A total falta de prática de higiene gerou um pico de doenças oculares entre os adolescentes na Terra do Sol Nascente. De acordo com a mídia japonesa, em algumas salas de aula um terço dos estudantes na faixa dos 12 anos de idade já está doente e confessou ser lambido ou ter lambido os olhos dos outros.

Como os olhos são muito sensíveis, a prática pode causar além das já relatadas doenças como clamídia e conjuntivite, úlceras oculares abscessos envolvendo as pálpebras e a órbita ocular e, em casos mais graves, desencadear uma infecção causada pelas bactérias presentes na boca que pode resultar em cegueira.

Especialistas alertam que a textura da língua pode ser perigosa à sensível superfície do olho, e vestígios de ácido cítrico ou até pimenta na boca podem causar sérios danos à visão. Os pesquisadores ressaltam, ainda, que não está descartada a possibilidade de transmissão de outras doenças graves, como a herpes, através da prática do oculolinctus. E não há Jaspion que de jeito nisso...

Segundo o Dr. Robert Noecker, oftalmologista em Connecticut, os olhos podem, sim, atuar como uma zona erógena, devido à quantidade de nervos. "A córnea é a parte mais inervada do corpo", disse Noecker. "É por isso que ele pode transmitir uma boa sensação. É a mesma coisa com os dedos dos pés”.

Há também o risco de que uma lambida no globo ocular pode acidentalmente riscá-lo. Quaisquer cortes podem tornar-se uma armadilha para as bactérias, o que pode conduzir a outros problemas. Dr. Phillip Rizzuto, porta-voz da Academia Americana de Oftalmologia, disse ao Huffington Post que, se não tratado a tempo, alguns desses germes também podem causar cegueira. "As bactérias na boca não se comparam às bactérias no globo ocular, e é por isso que não recomendo que as pessoas lambam suas lentes de contato para umedecê-las", disse Rizzuto.

E a origem desta prática é japonesa mesmo, conforme relatado no jornal britânico The Guardian. Tudo por conta de uma cena do videoclipe da banda japonesa Born que, na canção "Lie Spiral", mostra uma mulher lambendo o olho de um homem amarrado a uma cadeira. Nas redes sociais de imagens como Tumblr ou Yutube é comum os adolescentes exibirem fotos e vídeos com essa prática, conforme o (mau) exemplo abaixo:


(Fonte: CBS News)

Prev Next

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)