Tamanho do texto

+
A
--

Aprendamos a viver bem

Bem viver é uma arte cuja aprendizagem e aperfeiçoamento não têm fim.

Mas se soubermos por onde começar o passo fundamental será dado. Com esta finalidade (isto é, “por onde começarmos?”) este artigo apresenta, a seguir, algumas orientações na linha do bem viver.

I) Evite o perfeccionismo.

Querer fazer algo sempre melhor tem que ser o objetivo de todos nós, no entanto, querer atingir a perfeição no que faz, é ilusão. E ilusão geralmente gera frustração. Procure fazer sempre o melhor, procure sempre dar o melhor de si, mas não faça parte do time dos perfeitos (aqui na Terra este time não existe). Atenção: Não estou aqui fazendo referência a, por exemplo, uma atividade industrial, onde, neste caso, os processos – ou procedimentos - devem tender à perfeição (ou ao erro zero).

II) Não sofra por antecipação.

Já ficou comprovado que a maioria dos problemas futuros que uma pessoa imagina que irão ocorrer, não se concretizará. Portanto, dê a cada dia o seu valor e a sua atenção, mas deixe o futuro para o futuro. Quem sabe dar a devida atenção ao dia de hoje, vivendo-o em plenitude, consegue transformar – para melhor – o seu futuro.

III) Procure estabelecer uma filosofia de vida onde a parte material não seja a preponderante.

Trabalhar, amealhar bens materiais, deve fazer parte de toda a pessoa sensata e previdente. No entanto, quem tem como objetivo primordial da vida amealhar bens, está prescrevendo a receita certa para ser uma pessoa frustrada, pois a vida é muito mais do que bens materiais.

IV) Procure dar igual valor à família, ao trabalho e à parte espiritual.

Geralmente quem dá valor desigual aos três itens acima, começa a ter de trabalhar com os mecanismos de compensação para poder sentir-se realizado. E certamente, apesar dos mecanismos de compensação funcionarem, eles não são os meios mais adequados para atingirmos a realização pessoal.

V) Não trabalhe de forma excessiva.

Ao contrário do que se pode imaginar, o trabalho excessivo não está condicionado à quantidade de horas de trabalho/dia, pois há pessoas que trabalham muito e não sofrem consequências negativas. Independentemente do número de horas trabalhadas, o trabalho é considerado excessivo quando interfere negativamente no prazer de trabalhar, no campo físico e também na vida familiar, social, cultural e espiritual do profissional.

VI) Seja persistente nas mudanças de atitudes.

Lembre-se da força da persistência, como disse determinado autor (não me lembro do seu nome): Nada neste mundo pode substituir a persistência. Nem o talento, pois nada é mais comum do que talentosos fracassados; Nem a genialidade, pois o gênio incompreendido é quase um pleonasmo; Nem a educação, pois o mundo está cheio de pessoas cultas marginalizadas. Só a persistência e a determinação tudo podem.

 

 

ALKÍNDAR DE OLIVEIRA é consultor de empresas, escritor, palestrante e professor de liderança, oratória, comunicação interna, visão sistêmica, ambiente organizacional e outros temas. Paulista, ministra treinamentos comportamentais para líderes em todo o Brasil. É criador da Metodologia do Diálogo e do Consenso. Site:

Prev Next

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Conheça a nova coleção da Fiero!